fbpx
São Paulo, Jundiai, Campinas e Sorocaba
(11) 3136-0723 / (19) 2660-0705 / (15) 3042-0000
contato@techhelp.com.br

Malwares para Mac cresceram e muito em 2019

O número de vírus feitos para o macOS cresceu em 2019, de acordo com dados da Malwarebytes, que desenvolve soluções de segurança. A plataforma da Apple chegou a ter um índice de detecção por usuário duas vezes maior que o Windows, mas a grande maioria dos ataques era de baixo impacto.

De acordo com os dados, o sistema operacional da Apple teve um índice de 9,8 vírus detectados por dispositivo em 2019, enquanto o número foi de 4,2 detecções por computador no Windows. A Malwarebytes, contudo, explica que esses dados podem estar viciados de alguma forma, sendo que usários do macOS costumam buscar softwares antivírus apenas depois de terem seus computadores infectados, o que pode ter aumentado a taxa de detecção do SO.

No quadro geral, o macOS foi o SO de 16% de todas as ameaças encontradas, além de ser o alvo de seis dos 25 malwares mais populares do ano.

Número de ameaças por usuário foi maior no Mac. (Fonte: Malwarebytes/Reprodução)

Apesar de ainda estar atrás do Windows e o Android em números brutos, esses dados registram um aumento alarmante na quantidade de vírus que estão sendo feitos com o macOS em mente. Segundo a empresa, os principais programas mal-intencionados que atingem o sistema são adwares e bloatwares, que são voltados para exibir anúncios e instalar softwares indesejados.

Adwares

Mesmo com o crescimento nas ameaças, a Malwarebytes aponta que o cenário ainda não é tão ameaçador como parece. 

Adwares são a ameaça mais comum no Mac (Fonte: Malwarebytes/Reprodução)

A maioria dos vírus detectados pela Malwarebytes no macOS são adwares e bloatwares, que possuem nível de ameaça baixo. AInda que o nível de perigo seja baixo nesse momento, a tendência é que o cenário de insegurança acabe crescendo no sistema e, para 2020, a dica é ser mais cuidadoso enquanto utiliza o SO da Apple.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Entre em contato pelo Whats